[Resenha] Érica - Larissa Barros

Por: Luisa Fernanda
Livro: Érica - Larissa Barros
Editora: Novo Século - Talentos da Literatura Brasileira
Ano: 2014
Nota: ⭐⭐⭐⭐


Cinco atentados ao redor do mundo interligados por alguma razão. A vida dela estava prestes a mudar e ela nem fazia ideia disso.

Uma garota inteligente, bonita e na iminência dos 15 anos, poderíamos falar que ela era muita coisa, menos comum. Érica mora em Fortaleza com os pais, tem amigos que se importam com ela e é uma boa garota. Mas isso tudo muda com uma grande tragédia que esta por vir.

"Eles haviam arruinado a sua vida por algum ideal idiota. Assassinaram seus pais para impedi-la de fazer algo presumidamente perigoso. A raiva foi substituída pela determinação. Ela não deixaria que a morte de seus pais fosse em vão. Faria o que não queriam que fizesse: enfrenta-los".


Por: Luisa Fernanda

O enredo é interligado e conta as cinco histórias alternadamente. Isso pode ser encarado de duas formas: a autora não deixa que nos esqueçamos das histórias de cada local ou isso pode cortar o ritmo de leitura. Ambas estão corretas, mas no decorrer do livro nós nos acostumamos a escrita e conseguimos entrar efetivamente na trama.

O enredo faz com que os leitores montem teorias em sua própria cabeça. Diversas vezes tive que fechar o livro e pensar sobre o que estava acontecendo e qual a ligação com os outros personagens e situações. Um livro que nos faz pensar hoje em dia é, no minimo, uma empreitada por parte do autor.

"Numa guerra não existem vencedores. Todos perdem. Por cada pessoa, soldado ou civil que morre numa guerra, a humanidade perde um pouco de sua essência, e os países, parte de seu maior patrimônio. O melhor caminho é paz."


Por: Luisa Fernanda

Conforme avançamos na leitura nos apegamos aos personagens e sentimos sua falta enquanto eles não voltam a dianteira e, claro, sentimos raiva de outros.

Ta, mas e o final? Foi inesperado, um tapa na cara seguido de um beijinho para sarar. Se eu precisasse resumir tudo em apenas uma palavra ela seria Perplexidade. A autora foi genial ao cria-lo e a linha entre a genialidade e insanidade é tênue, sinto que se uma virgula estivesse no lugar errado tudo seria jogado fora.

"Em meio a duras perdas nasce a determinação."

Por: Luisa Fernanda

Compre o Livro: AmazonSaraivaSubmarino
Contatos da autora: Instaram

Comentários

Postagens mais visitadas