[Resenha] A Hora da Estrela - Clarisse Lispector



A Hora da Estrela foi um livro escrito no final da carreira da autora, em 1977. Uma obra muito conhecida e bastante admirada por várias pessoas ao longo dos anos.

No enredo temos três tipos de narrativas, a primeira conta a história da personagem principal, Macabéa; a segunda mostra a vida de Rodrigo S.M. que é o narrador geral da história e narra por meio de um livro que está escrevendo, então temos todo este contexto, a vida de Macabéa sendo narrada por meio de um livro; e o conflito do Rodrigo ao conviver com a Macabéa.

Macabéa é nordestina, não teve o auxílio dos pais quando criança, foi criada por uma tia que a maltratava e ensinará uma série de valores errôneos. Na verdade, a personagem principal só tem uma característica, a ausência de tudo. 

Temos como cenário o Rio de Janeiro, onde Macabéa “vive” se é que essa seja a melhor palavra para descrever.

O final desse livro é completamente de tirar o fôlego e é neste momento em que o nome do livro faz sentido. A autora opta por fazer uma coisa bastante interessante quando diz por meio de momentos descontraídos assunto sérios e que precisam de reflexão. Uma leitura bastante leve e rápida, mas que te faz pensar sobre diversas perspectivas diferentes.


Comentários

Postagens mais visitadas